sábado, 12 de julho de 2008

Evidências crueis e incredíveis...À procura duma explicação que não existe..de uma esperança que escava e reaviva a alma...

Porquê?

A minha mãe usa uma expressão que há alguns dias tomou todo o sentido..."Para ficarmos mal, basta estarmos bem!"... Parece completamente estúpido, completamente básico, mas diz bem mais do que parece...

Como é que essas coisas acontecem a gente da nossa, da minha idade?? Sempre foi vista por mim e por todos como uma doença das pessoas chegadas, pelo menos, à 6ª década das suas vidas..jamais a pessoas a iniciar a sua 2ª! Porquê que, assim de repente, tudo parece ter mudado, assim tão rapidamente? Em pouquíssimos anos, uma doença que tão Tabú e da qual se tinha tão pouca informação, passou a ser uma das doenças mais conhecidas e "banalizadas"...parece que agora é moda, é normal tê-la..como se anormal fosse estar saudável ou morrer doutra coisa (salvaguardo os AVC's...).
Afinal as adaptações que fazemos no nosso quotidiano e no nosso ambiente parecem ter trazido dos seus frutos mais rapidamente do que era esperado pela maioria...
E o que mais me assusta é saber que, no futuro, quase de certeza que grande parte de nós vamos passar por uma situação destas... é estranho, não é? Mas é a nossa realidade, infelizmente...

Ainda me lembro de falar dela como uma coisa rara, assustadora e intocável, como se essas coisas só acontecessem aos outros...mas afinal, toda a gente pensa acerca de todas as coisas, não é?... até que elas nos atinjam!
Lembro-me do meu primeiro contacto ter sido por um filme que vi num domingo à tarde e, que marcou de tal forma, que ainda hoje me arrepia quando me lembro... na altura não havia restrição de idades na tv :)

Mais uma vez, nos últimos quatro anos, vejo-me confrontada a ela.. Mais uma vez alguém de quem gosto foi atingido, assim de repente... Mais uma vez vou estar nessa luta, em auxílio, apenas em auxílio, porque mais não posso fazer, infelizmente... Mais uma vez vou tentar estar sempre que puder e precisares, mais uma vez vou rezar muito por ti...

Aperta-me o coração, tal como me apertou antes...infelizmente o historial é já algum; entre a revolta na Pediatria que brilhou e encandesceu, e o silêncio que ele me causou no peito; entre isso tudo, sei que há luz, há esperança...já assisti a uma luta ganha, e ele só tinha 3 anos...eu sei que tu também consegues, não duvido que tu consigas..e estarei sempre lá para te dar a mão...

A primeira etapa está a começar, melhor, a segunda..hoje deste um passo, amanhã daremos outro...
Orgulha-me com te bates, como levantas a cabeça,como não desistes e lhe gritas o início da guerra com tanta força, por mais que o medo te aperte as entranhas..orgulha-me como te resolves a atacá-la, sem nunca desanimar..a luta vai ser longa, mas não te faltarão munições..

Corta-me o coração, mesmo se entro na palhaçada, nas asneirolas e nas bacuradas que já são tão comuns... se pelo menos te conseguir arrancar uma boa gargalhada terei ganhado o dia:) e acho que irão ser precisas...é um conjunto de sentimentos que tu imaginas e tão bem discriminas..é uma presença sentida que nos reconforta, mesmo que custe.
Serás mais um que me ajudará a perder o terror que lhe tenho... serás mais um a fazer-me ter esperanças... serás mais um a dar-me uma lição de vida, porque afinal queixamo-nos de coisas tão mesquinhas que até mal parece...

Se hoje em dia posso dizer-vos, sem dúvida, que é a doença que mais temo..que mais medo tenho de enfrentar..em mim e nos outros... tenho a certeza que daqui a algum tempo irei olhar para ela doutra forma..porque vocês ensinam-me a olhar para ela doutra forma..e para vocês da mesma forma, mas com um maior brilho nos olhos!

Por ti, pelas pessoas que estão contigo sempre e que gostam tanto de ti, e por todas as outras pessoas que se sentirem visadas com isto...coragem, gostamos de ti...

Plim*

2 comentários:

Anónimo disse...

Deixaste-me sem palavras e de lágrimas nos olhos...so consigo dizer muito obrigado...é optimo ter amigos assim como tu! Nada do k escreva aki pagará isso...Sao este tipo de coisas que tornam td mais facil...Obrigado por tudo! Tou sem palavras... :)

aquele.que.escreve disse...

Sei do que falas, quase de certeza.. nunca passei por isso com pessoas da minha idadem ou mais novas, mas já perdi um tio assim, da noite pro dia....

Isso sempre existiu, em todas as idades..a diferença é que antigamente nem sabiam que tinham, morriam sem saber de quê. Agora com toda a informação e diagnóstico, torna-se mais fácil descobrir o que é, como se pode curar.

Uma das coisas que também me espanta é que quanto mais novos são as pessoas com essa doença, mais força parecem ter...dão-nos uma verdadeira liçao de vida...


Força, e seja quem for, é um sortudo por ter assim uma amiga tão dedicada como tu..