domingo, 17 de junho de 2007

O curso da vida....


Chega o verão e a época escolhida por milhares de pessoas para juntar os trapinhos e trocar alianças... Acho óptimo, até porque aproveitam as férias para fazer a lua-de-mel e para terem a famelga estrangeira toda cá...

Este ano na minha terrinha...melhor, nossa terrinha...bela por sinal, vai ser uma desventura...13 minha gente, 13!!! Alguém acredita nisto?

Numa terriola de 800 habitantes, 13 casais vão unir as cuequinhas e os boxers no mesmo armário e passar a ir juntos à missa ao Domingo...

Digam lá que não é bonito?

Anda tudo numa azáfama, é conversa do dia...quem é que vai casar? E depois vem a bela abordagem "o filho do... e a filha do ... vão casar!" Hein, digam lá que não é bonito, é que na minha terra as pessoas não têm nome, são todas filhas ou netas de alguém, cujo nome está sempre associado a uma bela alcunha...e saiem coisas bem bonitas por sinal!LolOLOlOlllOololl...

Ora lá está...preparar o vestido, o fato, as flores, enfeitar a Igreja, tratar do beberete em casa da noiva e do noivo e, claro, a boda! Sim, porque aqui a parte mais importante não é a cerimónia, a união e os votos de 2 pessoas (nessa parte fica-se no café a beber umas cervejolas, qué pa aquecer!), o que interessa é a comida minha gente! E de realçar que convém haver uma manutenção do "menu": entradas bem gordurosas (na qual toda a gente se cola às mesas e mete os restos nos bolsos e, as senhoras, nas bolsas...para impedir os outros de comer o que é do seu direito...lolol), seguido duma canjinha e/ou papas de sarrabulho (o que sabe sempre bem quando estão 40ºC à sombra), precedido por um belo bacalhau, cujo grau de salinidade vai nutrir conversas pela tarde fora....Por fim segue-se o cabritinho e o anhinho, com os seus respectivos acompanhamentos...
Por esta altura já está toda a gente a morrer de tédio, com cara de enterro e a entupir-se de comida..os noivos já se arrependeram de alguma vez terem tomado esse belo passo na sua vida..e os pais dos noivos andam pelo meio dos convidados (sendo que 70% são amigos deles, totalmente desconhecidos dos filhos...tinha de ser, sabendo-se que é convidada uma freguesia e meia para o casório) a contar quantas telhas é cos filhinhos já têm para fazer a casa.
Chegam-se as sobremesas que, clarooo, são sempre iguais e pouco atractivas depois do 3º casamento..Vêm uns a reclamar dos diabetes, outros do colesterol, mas lá vai uma boa pratada de doces, acompanhada duma bela (ou mais) bebida branca para animar a festa...Lá faltava o belo rancho e musiquinha medonha para animar a malta...Então saltam os cotas dos lugares, com os fatos já cheios de gordura e suor, e vão pó meio da pista abanar as silhuetas... Digo-vos qué um espetáculo bonito de se assitir!!!
Hora do futebol a chegar..."minha gente, sois todos boas pessoas mas vai começar a bola e não se pode perder...vamos lá depositar a mulher a casa e vamos lá pó café"... Ora aí está!
Mas nem sempre este desfecho é mau para os espectadores como eu (que já à algum tempo me recuso a ir a essas festanças, apenas ao estrito obrigatório...) que tem direito a ouvir as senhoras da terriola a falarem das doenças; do dia do seu casório, em que o pai delas obrigou o marido a ir trabalhar depois da cerimónia ou de para que lado racharam quando tiveram cada um dos filhos e da dimensão das suas dores de parto...Mas a gente agradece quando isto substitui o questionário habitual do: e tu, quando é que casas? Não trouxeste o teu moço? Aiii... LOloLOLol...

Daí que o habitual é irmos para o jardim (quando há gente nova conhecida, com meio dedo de testa...já nem se pendem 2) contar asneiras e afins...ou invadirmos a pista de dança, depois de se ter subornado o DJ..;P

Bem, acaba-se o belo dia...para nós apenas mais um daqueles em que se estava optimamente deitado na areia, a levar com a brisa do mar na cara e a pôr o corpinho a dourar...Para os 2 motivos da deslocação...torna-se mais sério.."Acabou-se a brincadeira,aiaia meninos..quiseram casar, agora há-que assumir!" (porque será que tenho a sensação de já ter ouvido isso?;P)

Vamos lá contextualizar...em PG, as pessoas (a maior parte, mas agora já há quem quebre a tradição) nascem com o destino pré-definido e passam a adoptá-lo como dogmaticamente correcto: fazer o 9º ano a custo;começar a namorar aos 14; ir trabalhar para a fábrica/obras; tirar a carta aos 18; trabalhar até aos 20 para pagar o carrão topo de gama (para andar para baixo e para cima, num raio de 500mts, a fazer promoção à nova aquisição); casar aos 21 (1 ano para acabar o enxoval) e ter filhos aos 23...Entretanto, depois de casar, há que fazer uma casinha (entretanto mora-se na casa dos sogros), por isso não há dinheiro para gastar mal gasto...Domingo passa-se na casa dos sogros a ouvir belos conselhos de pessoas muito chegadinhas a opinar na vida dos outros e a ouvir falar das cusquices da freguesia, o que chega a enriquecer as pessoas! Depois come-se o "caurdo" e "bai-se ber a nobela"...E já está, vidinha definida até ao seu fim ser marcado...Querem coisa melhor? Ai queriam, quem vos dera...;P;P;P....MEDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Esta gente é mesmo stranha...faz-me cá uma comichão!!!Ahhh, squeci-me de referir...enquanto são jovens, a vida é muitooooooo mais excitante: trabalha-se de 2ª a 6ª na fábrica ou nas obras, vê-se a novela à noite/vai-se para o café jogar às cartas; ao sábado é para limpar a casa, aparelhar o cemitério, lavrar terra e fazer "a lida do campo"..Domingo, vai-se a missinha de manhã (o auge, lamento informar-vos que é o auge da semana) e depois, ou se vai passear cos papás para ver os avós ou vai-se para o café ter com "os moços/moças", ou então, no melhor dos casos (só para gente já muito à frente) vai-se para a Zirief (uma bela discoteca...mas bem bela...Bahhhhhhhhh) porque ao domingo à tarde é que bota ir pa lá ver televisão e beber uma bojeca! E depois vêm-se para casa, porque às 7h já são horinhas de se chegar a casa. E pronto, bem lindo...

Depois vou eu chocar as pessoas: "Domingo é pra dormir minha gente, recuperar da semana agitada e das 2 ou 3 noitadas seguidas"... A resposta:"ai coitadinha, o moço não a vem buscar pra passear...ah poijé! Fica a dormir, não vai pra Zirief, ohhhhhhh"...Eheheheh...

Minha gente..depois desta bela visão esclarecida da terriola onde passo 2 dias por semana, os quais são passados a comer, dormir e a adiantar o trabalho da faculdade...convido-vos a uma estadia de alguns dias por lá para contactarem com esta bela realidade...Quem quer? ;P;P;P
Baaaaaahhhhhhhhhhhh....

Bem,acho que não é preciso dizer mais nada...;)
Beijos bem coloridos e salpicados de felicidade e framboesinhas...plim plim***
P.S.: Esqueci-me de realçar que, infelizmente, no Porto, encontrei alguns raros seres cujo sonho é casar no fim do Bacharelato e imendar a maternidade de uma resma de crianças...por isso não é só em PG...lolololl...*
Bem, estava a reler este post e pensei que deveria colocar aqui um comentário final, porque afinal, quem lê isto, deve pensar que tenho algum problema major face a casamentos e que o simples nome de provoca urticária...isso não deixa de ser verdade, mas queria salvaguardar um aspecto...
Este blog pretende fazer uma sátira de tudo aquilo que é pré-convencionalizado e que, no decorrer disso, toma um cariz de estupidez! Este post em questão tem por fim questionar a vidinha fútil e desde sempre definida, como se cada um não tivesse direito de traçar o seu caminho...o pior é que são as pessoas que não têm consciência alguma de que podem mudar isso, porque não sabem que existe mais vida lá fora....
Mas não, apesar de eu achar que 80% dos casamentos são grandes fantuchadas sem lógica, ainda acredito nos outros 20%..mas a questão está mesmo aí...O que determina a evolução e lógica dos mesmos são as duas pessoas que estão na sua base...se eu acredito, e quero acerditar, que 20% dos pares que casam são pessoas com noções verídicas do que realmente deve ser um casamento, então acredito que, num futuro muito longíquo, haverá possibilidade de eu aceitar dar esse passo...Agora só o futuro sabe o que me reserva.
Para responder às fantásticas pessoas que não têm carácter crítico acerca do texto, sim, prefiro 60000000000.000000000000 de vezes ficar solteirinha e boa moça (até porque já tenho 3 sobrinhos lindos:P) do que passar a minha vida a agir em função de alguém e do que está estereotipado...para mau feitio já me chega o meu, não preciso de aturar mais nenhum gajo a businar-me aos ouvidos!Vaaaaaaa ;)
E, de realçar, que obviamenteeeeeeeeeeeeee, me recusaria a uma fantástica cerimónia como a acima descrita...E que tal casar na praia onde já estivessem motas-de-água para ir directamenet para a lua-de-mel?;P;P;P...Minha gente, quem quiser comer que coma em casa!
Abraços coloridos e cheiinhos de estrelas luminosas e bailarinas*Plim

6 comentários:

Anónimo disse...

pintaste uma bela e detalhada tela, sobre PG e seus habitantes:)
i love it:)

fartei-me de rir...acho q te esqueceste de mencionar é q provavelmente a da Cunha e a filha do pindelo tb devem fazer parte da lista...13 uiiiii:)
mt bom amiguinha

Anónimo disse...

Pronto é de fonte segura...amiguinha pelos vistos tambem fazemos parte da lista dos 13...é sim!! Tamos na idade....eu n percebi é se nos vamos casar uma ca outra ou se nos arranjaram um noivo jeitoso!

eis a questao!

Anónimo disse...

Epah, isto soa-me estranhamente familiar... claro que numa proporção mais pequena, porque a minha pequenita aldeia só tem uns 250 habitantes.. mas os casamentos são sempre assim (tirando a parte do futebol, acho que nunca vi ninguém a bazar por causa disso). Também adoro toda a gente ser filha de alguém... ou neta. Sabes que eu sou? Sou "neta da tia maria da ponte" xD
Resumindo e tentando abreviar, eu percebo muito bem que aos 21 casem e aos 23 tenham filhos e passem os dias sempre iguais e o ponto alto da semana seja o domingo... porque, de facto, não há mais nada para fazer. É uma vida paradita...
Quanto a acreditar no casamento... isso daria para uma loooonga discussão :p

Beijito gaja *

Anónimo disse...

Bem, lá me obrigaram a falar do casamento propriamente dito.
Pessoalmente quero muito acreditar no casamento. Sempre que vou a um (mesmo sendo um dos do género que descreveste) fico com aquela vontadezinha de um dia ser eu. Mas ao mesmo tempo... há demasiados exemplos à minha volta que não acabam bem (e alguns bem fortes). Logo aquilo em que se quer muito acreditar fica pequeniiiiino.
Resumindo, não sei. Por um lado até são bons estes casamentos de que falas... normalmente "resultam", vivem happily ever after... por outro, são tão vazios...
Não sei. Mas também, acho que ainda tenho uns tempitos pela frente pra "decidir", não? :p

***

Anónimo disse...

um post verdedeiramente magnifico! :D (um dia qnd tiveres tmpo, tmb podias falar nas tais prendinhas, tmb são interessantes os comentários a volta delas...:D)
infelizmente acontece, pk as pessoas tem medo de se diferenciar, tem medo de ser as unicas sem casar, sem namorar... e então arranjam alguém, casam... e o seu nome falado entre as pessoas será proclamado como uma boa menina, que casou e é mãe! e akilo, ke lhes proporciounou um pingo de felicidade em tmpos, é abandonado no armário...
os outros que seguem sonhos e procuram serem eles próprios a decidirem o seu próprio destino, são difamados, dizendo qe são pessoas "esquisitas", será isto uma selecção natural a nível humano, em k casar é uma forma de assegurar a espécie humana por anos?! e quem é diferent, na freguesia, é tido como estranho...
cada qual com as suas opiniões...
continua a escrever;)

Me, Myself and I disse...

Tive o prazer (prazer não...aquilo foi terrorífico) de conhecer de perto esse povo estranho...sim esse que vive à espera do casamento para poder levar camarões para casa,esse povo que fica a enfardar o dia todo e no final ainda tem espaço para mais umas sardinhas e um caldo verde...tudo o que está no vosso post não é mais do que a verdade constatada aqui pelo je...como dizem as blogers "MEDO"...Se foste convidado para um casamento de parada,não vás pega no dinheiro da prenda e vai jantar fora com a família...é que és solteiro ficam logo as cuscas a bisbilhotar o porque do teu tardio ajuntamento de trapos...Meninas (nome pelo qual as velhas gostas de ser tratadas) deixem o people em paz...não estamos casados não é por defeito que temos mas sim por não encontrarmos ninguém tão perfeito quanto nos...hehehehehe