quinta-feira, 7 de junho de 2007

As Sete Maravilhas do Mundo...

Hummm...assuntos actuais?? Estão a lembrar-se de algum?

De quê que se pode falar com as vizinhas que tentam meter-se na nossa vida (falta de sorte a delas..eheh)? E não, novelas não é definitivamente um bom tema, tendo em conta que não perco tempo e neurónios a ver TV..só mesmo Dr. House!

Bem, um dos assuntos muito divulgados neste momento (o que nos fez ponderar se falavamos ou não dele) são as 7 Maravilhas do Mundo!!! Mas, afinal, quais são e o que são estas "maravilhas"?

As sete maravilhas do mundo antigo é uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica.

Da lista fazem parte as Pirâmides de Gizé, os Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Ártemis em Éfeso, o Mausoléu de Halicarnasso, o Colosso de Rodes e o Farol de Alexandria.
A origem da lista é atribuída ao poeta e escritor grego Antípatro de Sídon, que escreveu sobre as estruturas em um poema. Outro documento que contem tal lista é o livro De septem orbis miraculis, do engenheiro grego Philon de Bizâncio.

A lista também é conhecida como Ta hepta Thaemata ("as sete coisas dignas de serem vistas").

Os gregos foram os primeiros povos a relacionar as sete maravilhas do mundo entre os anos 150 e 120 a.C.. Extraordinários monumentos e esculturas erguidos pela mão do homem, construídos na antigüidade fascinam por sua majestade, riqueza de detalhes e magnitude até hoje.

Das sete maravilhas, a única que resiste até hoje quase intactas são as Pirâmides de Gizé, construídas há cinco mil anos. Podemos imaginar o aspecto que outros monumentos e esculturas tinham a partir de descrições e reproduções estilizadas em moedas.


No ano 2007, precisamente no dia 7 do sétimo mês do ano, a New 7 Wonders decidiu escolher as novas 7 Maravilhas do Mundo...para tal, mobilizou o mundo inteiro e deu início a um concurso para eleger as novas sete maravilhas, dentre vinte e uma pré-selecionadas...

Eis a lista na qual estarão as Novas 7 Maravilhas do Mundo:

Acrópole - Atenas, Grécia;
Alhambra - Granada, Espanha;
Angkor - Camboja;
Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia;
Castelo de Neuschwanstein - Füssen, Alemanha;
Chichén Itzá - Yucatan, México;
Coliseu - Roma, Itália;
Cristo Redentor - Rio de Janeiro, Brasil;
Estátua da Liberdade - Nova York, Estados Unidos da América;
Estátuas da Ilha de Páscoa - Ilha de Páscoa, Chile;
Grande Muralha da China - China;
Kremlin - Moscou, Rússia;
Machu Picchu - Peru;
Ópera de Sydney - Austrália;
Petra - Jordânia;
Pirâmides de Gizé - Egito;
Stonehenge - Amesbury, Reino Unido;
Taj Mahal - Agra, Índia';
Templo Kiyomizu-dera - Kyoto, Japão;
Timbuktu - Mali;
Torre Eiffel - Paris, França.

Poderão pensar que esta iniciativa apenas servirá para atribuir um rótulo a 7 das mais fantásticas dádivas que os nossos antepassados nos deixaram...mas enganam-se...Metade dos fundos arrecadados com este projecto serão destinados à restauração de patrimónios em risco distribuidos por todo o Mundo....Não é fantástico?

Váaaaa, a escolha é nossa..toca a votar ;)

Plim plim***

Sem comentários: