domingo, 25 de maio de 2008

Transcendências...

Porquê que as pessoas se ficam apenas pelo visível?
Porquê que, se a primeira "pestanejadela" não entrar nos seus parâmetros de aceitabilidade e normalidade, somos rotulados e seriados para uma das belas categorias que foram formadas no Parietal de cada criatura?
A alegria assuta, a histeria também..o riso, o brilho cativam...mas provocam inibição quando saem daquilo que nos sentimos capazes de "dominar"...o discurso floreado e assutadoramente chocável fazem com que o afastamento seja o mais confortável...por sair daquilo que é socialmente desejável, ou simplesmente por não sabermos lidar com isso...

É esta a natureza humana...aquilo com que nos deparamos no dia-a-dia...há coisas que nos incomodam mais por não conseguirmos cerná-las, do que por não as aceitarmos como válidas formas de ver o mundo...

E daí advém o desafio...quem fôr suficientemente perseverante, quem não tiver medo nem conceitos previamente elaborados, quem se deixar levar...porque só quem transcende o transcendente, o exequível e o aparato..porque só quem for para além do palpável...só esses verão a verdadeira essência!

Plim***

14 comentários:

Anónimo disse...

... Caramba! Tou impressionante! É que houve alguém que num momento de depressão (pós-keima.... vê-se logo) escreveu um texto profundo! Portanto, fenómeno raro nest blog! (ainda bem)

aquele.que.escreve disse...

Exactamente...acho que nunca vi nada tão profundo neste blog...Oh Plim* esmeraste-te!!

Anónimo disse...

Bolas..vocês tão exactamente a confirmar o que eu acabei de desabafar aqi...mas PORQUE RAIO as pessoas me rotulam e julgam como acefalada só pq não sou depressiva, neurótica e pq falo de bicos? Hein? Isso permite-vos conhecer-me cmo pessoa pq me julgarem amplamente?

Há coisas bem mais complexas...eu tenho 3 Eu's...vocês só conhecem um...agora uma parte do 2º ;)

Espero que sirva de refelxão...caso compreendam o sentido diso..

Obrigada pela atenção...Plim***

Anónimo disse...

Bolas..vocês tão exactamente a confirmar o que eu acabei de desabafar aqi...mas PORQUE RAIO as pessoas me rotulam e julgam como acefalada só pq não sou depressiva, neurótica e pq falo de bicos? Hein? Isso permite-vos conhecer-me cmo pessoa pq me julgarem amplamente?

Há coisas bem mais complexas...eu tenho 3 Eu's...vocês só conhecem um...agora uma parte do 2º ;)

Espero que sirva de refelxão...caso compreendam o sentido diso..

Obrigada pela atenção...Plim***

Me, Myself and I disse...

Xiiii...para mim a queima correu mal para alguma das tuas amigas...lolol.
A grande maioria das pessoas estabelece padrões de beleza para poder classificar as pessoas (já dizia a letra de uma musica "...a mulher gorda a mim não me convém, eu não quero andar na rua com as banhas de ninguém..."), isto porque é muito mais importante aquilo que os outros pensam do que a nosso própria ideia.Se as pessoas se dessem ao trabalho de conhecer quem realmente está dentro daquele corpo teriam grandes surpresas. Uma pessoa menos bonita fisicamente não deixa de ser interessante, divertida...é sim bonita à sua maneira, pelo interior...

MULHER GORDINHA É IGUAL À MORTADELA: REDONDINHA, CHEIA DE GORDURINHAS, QUEM COME, ADORA, MAS NÃO CONTA PRÁ NINGUÉM !!!"

MULHER MAGRINHA É COMO FOLHA DE ALFACE: VERDE, CHATA, SEM SABOR", SERVE PRA DECORAÇÃO E TODO MUNDO DIZ QUE COME !!!"

Anónimo disse...

Xiiii..decepção!!!!

Ok, não tinha rigorosamente NADA a ver com aspecto fisico..era simplesmente pela parte comportamental...mas ok, também é verdade a parte da aparência física!!

O comportamento pode ter maio rimpacto..digo eu...

Plim*

Me, Myself and I disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Me, Myself and I disse...

Diz-me com quem andas e dir-te-ei o que és...
Bem, assim fica mais complicado...mas julgar as pessoas pelos comportamentos é normal. Mesmo antes de saber o que realmente levou a pessoa a ter determinada atitude ela já está rotulada e mesmo que se descubra o porque e que a nossa ideia esteja completamente errada ficamos sempre com o pé atrás pois a primeira impressão pesa bastante no julgamento final...
Vais dizer que nunca julgaste nem rotulaste ninguém pela atitude?

Anónimo disse...

Claro que não vou dizê-lo...sou humana como toda a gente..simplesmente não passo a julgar ou a pôr alguém de lado à primeira só pq me assutei com o comportamento dessa pessoa...

Mudanças de opiniões é coisinha pa qual tou aberta..qantas vezes mudei de opinião (de bem pó mau, ou de mau pó bem) face às pessoas dp das descobrir melhor..simplesmente não as ponho de parte pi..pelo menos sem tentar descobrir se aquilo e realmente a unica coisa que a pessoa "pode dar"...

Plim*

aquele.que.escreve disse...

Confesso que gostei deste 2ºTu..
Não te rotulo de nada, não te conheço o suficiente para isso :)

Anónimo disse...

Tinha decidi do não comentar este post porque já tive uma conversa exaustiva sobre o mesmo com a personagem principal
Mas depois de tamanha má interpretação, não resisti….
O que aqui foi posto em causa é simplesmente as reacções mais ou menos incomodadas, as reacções mais ou menos justas, as reacções mais ou menos chocadas, as reacções mais ou menos perturbadas a comportamentos não nocivos mas não socialmente correctos (bahhhh).

Sim é promiscuidade apalpar pessoas desalmadamente e descaradamente, falar em bicos, atirar romed’s ao ar, gritar alto e a bom som que não sei quem anda a papar não sei quem, que as mamas cresceram, que quer papar o senhor doutor.
Sim, fico envergonhada quando diz à mãe que a vou vender, que diz a toda a minha família coisas impróprias a meu respeito revelando tudo o que não é suposto
Sim, é inconveniente quando diz coisas que me arrepiam toda a pessoas que me afectam, quando me lê as msgs de uma ponta á outra e aproveita para partilhar os pormenores inconvenientes com quem esteja por perto…
Sim é cruel quando despacha os gajos com um “ès feio e cheiras mal, baza”. Ou quando estamos a meio de algo, e ela nos arrasta porque quer ir perseguir não se quem e deixamos o gajo com ar confuso enquanto somos arrastadas. Sim diz coisas que me podem deixar embaraçada, sim as vezes dá vontade de lhe por um açaime…mas…
Mas…..
Não será isto genuinidade? Não será isto descomplicação? Não será isto ausência de cinismo, dissimulações, subterfúgios?
Acima de tudo, não será isto personalidade?

Compreendo que a maioria das pessoas não saiba lidar com pessoas assim, porque fogem dos parâmetros do “normal”, porque não sabem o q lhe responder, porque não sabem o que esperar dali.
E então põe de lado, porque é mais fácil! Porque dá muito trabalho responder á altura, porque da muito trabalho conseguir cala-la! Pois….
Ou simplesmente porque são uns frustrados emocionais e uns orgasmicos contidos.
Com a mania que ser adulto responsável pressupõe certos tipos de comportamentos, atitudes, pressupõe por de lado as infantilidades.
Raios, não saímos duma linha de montagem….somos diferentes, e acima de tudo livres.
E quem se consegue manter livre de estatutos, comportamentos e sei lá mais o que imposto é de louvar.
E as pessoas ficam-se pelo visível, ficam-se pelo que “parece”.
O parece não existe, ou se conhece o “é” ou então calam-se

Mas, e quanto a isso já expressei pessoalmente a minha opinião ( não foi ser incoerente?)
Assumir-se como diferente acarreta sujeitar-se a esse tipo de situações que andas a sentir!
E das duas uma, ou não não importamos ou importámos e…..

Como já te disse, acho que por vezes és “invasiva”, és inconveniente e acima de tudo és cruel! E se há as pessoas que te conhecem e ate acham piada tb há as que que só se podem ficar pelo visível se fores logo estúpida certo?
Por isso é que há limites, há situações, há pessoas que não têm nem DEVEM conhecer esse nosso lado….por isso, controlar, moldar não é deixar de ser quem somos.
È sim respeitar a liberdade dos outros, é acima de tudo darmos oportunidade de nos conhecerem, de nos desvendares…e cima de tudo de se SURPREEENDEREM!

Por isso amiga, EQUILIBRIO sim?:)

Anónimo disse...

Dasssss...chegaram-lhe fogo ao rabo...lolol

Anónimo disse...

Num gosto de equilíbrio...mas vou tentar apalpar com mais jeitinho e falar de bicos com ar sério, ta bem?

Já só vos falta conhecer o meu 3º Eu ;)

Vou ao teatro, quando voltar comento melhor:)

Plim*

Anónimo disse...

P.S.: a "se nao sou eu es tu", só pa que saibam, é igualzinha à pessoa que descreveu..simplesmente tem adaptação pragmática e sentido de timidez qué coisa que se me escapou no genótipo...
Ou talvez não.. :)

Mas obrigada pela descrição veridica, mas dramatizada...

Só reforço: há gente que gosto de xocar..há coisa mai linda? há outras que gosto de não-xocar...há outras que gosto de chocar no início e chocar duplamente numa 2ª fase por descobrirem algem escondido...

Um dia talvez disserte sobre os meus três Eu's...mas neste momento apatece-me dizer: SEJAM VOCÊS!!! Acabei de sair duma peça de teatro que me mostrou isso melhor que ninguém...

Aproveito pa me desculpar a quem tenha ferido susceptibilidades, nao prometendo repetir a gracinha numa proxima oportunidade:P

Váa gente, gosto de voces..e sim, talvez repense em usar a Pragmática em algumas alturas:P

Plim*