sábado, 26 de maio de 2007

ApOiaDooOooO...xiça penico burro com chatos!

Olá caros conterrâneos! Vamos lá discutir um assunto importante, muito importante mesmo:

Relações: dependência ou partilha?

É ligeiramente assutador ver-se a forma como os nossos amigos e conhecidos engrenam por essas vias...Pessoas fantásticas, divertidíssimas, extraovertidas e tudo mais, pessoas que adoramos e com quem partilhamos tanto...de repente, metamorfozarem-se!

Mas porque raio é que as pessoas decidem que as relações têm de ser de dependência? Por meros acasos, não tinham vida antes de começar a namorar? Se não tinham que tivessem!!! Que lata! E depois acontece que a vida deixa de ser vivida em função dos interesses e vontades do próprio e passa a ser vivida em função do outro... "Ai só vou à festa se ele fôr...", "ai não posso ir porque o meu namorado não gosta!", "ai eu queria ir mas a minha namorada quer ir jantar com os amigos, por isso está decidido...nem eu vou nem ela vai...ficamos em casa a ver um filme e acabam-se as xatices!"... E estamos nisso!

Quando as pessoas perceberem que as relações ou namoros (como lhes quiserem chamar!) são processos de partilha e não de dependência..então deixará de haver tantas relações infelizes!
Uma relação deve basear-se, segundo a minha perspectiva (digam-me sff se estiver errada), em confiança, lealdade (que é bem mais que fidelidade) e respeito pelo outro...para além de toda a componente emotiva associada à escolha do outro como parceiro!

O início de um namoro não tem de marcar uma ruptura com aquilo que éramos...apenas um enriquecer de nós próprios! Como uma grande pessoa uma vez me disse numa aula "não vivemos em vácuo, logo, cada pessoa resulta da soma das suas relações"...cada uma delas faz-nos descobrir uma nova parte desconhecida de nós próprios e faz-nos crescer por nós e para nós! Como é possível que as pessoas anulem este conceito e passem a viver em função de alguém? Quebram com tudo aquilo que defendiam, com tudo aquilo em que acreditavam e abdicam de tanta coisa só para agardar o outro. Será que é isto que se pretende?

Viver em função de alguém, definir a agenda e os horários em função de alguém, definir se se dorme bem ou mal dependendo se a pessoa nos responde ou não à mensagem de boa noite (já agora...quem é que inventou esta nhanhice?), definir roteiros de passeio, fim-de-semanas e afins...só em função de alguém?????????!!!!!!! Ok, urticária, rinite e tudo mais!
"Ai desculpa, não vou poder ir contigo ao cinema porque o meu namorado tem cá família e eu vou com ele visitá-los...e noutra altura não dá muito jeito porque ele anda ocupado, sabes...". Alooooooooô, convidei-te a ti, não ao teu namorado! Isto é o cúmulooooooooo...Como é que alguém pode considerar isto felicidade? Independência gente, independência!!! Mas desde quando é que temos de andar colados, a trocar msg de 12 em 12 minutos (quando não é com mais frequência), pensar de acordo com aquilo que o outro gostaria que pensássemos...isto é saudável? Viva a patologia!!!

Depois queixam-se que as relações são monótonas, que perdem o interesse, que o outro cobra tudo e mais alguma coisa e que está continuamente em crises de ciúme! Alllllllllôooooooo...são vocês que determinam isso!!! Se definissem inicialmente a relação como apenas mais uma que nos define, não deixariam de ter amigos, de ter hobbies, de ter tempo para tudo e para todos..e sabem que mais? Eram tãoooooooooooooooo mais felizes!!! Porque como seres humanos que somos precisamos de nos sentir vivos, activos, e não é ao pôr a nossa vida a rodar em torno de uma única relação que isso poderá concretizar-se! Precisamos de nos sentir bem com todos os outros (amigos, família, colegas) para nos sentirmos bem connosco e, de forma directa e linear, nos sentirmos bem com o parceiro e termos uma boa relação com ele. Isto faz sentido para alguém???

Outra coisa que acho lindaaaaaa...Ciúmes!!! Mas que coisa...no mínimo diarrética (desculpem o termo)! "Oh moree, só vais se eu fôr!", "oh more, vê lá o que fazes", "oh more, não me traias sff, tá bem?"....LolOLOlLlolOlolol...será necessário comentar? Lá está...quando se é inseguro e se vive em função de alguém dá isto! Só fazemos o que o outro nos "permite"; temos medo do outro interpretar qualquer coisa mal (logo, deixa-se de falar e de ser simpático com as pessoas do sexo oposto! E nada de contacto físico sff!!!); pomos malícia em tudo, acusamos e olhamos de canto para o outro, nas coisas mais básicas como, o telemóvel a anunciar a chegada duma mensagem "quem é more?"...Daí que se passem noites em branco a pensar "será que ela vai dançar com alguém na discoteca? A esta hora deve ter alguma gaja agarrado a ele...será que ele me traiu?" Ó gentes, e acabarem com relações doentias, não??? Xiça penico!Até me dá um AVC a mim, só de pensar! Ai, e depois dá-se aquelas coisinhas riquinhas que é não conseguirem tar num grupo sem tar coladinhos...há que prevenir qualquer fuga, aiai! E então as relações com as pessoas à volta são diferentes, porque não são suficientemente inteligentes e independentes para perceberem que podem estar colados no fim do encontro em grupo e que, naquele momento, é para darem atenção às outras pessoas que não o/a namorado/a!

Olheem, depois queixem-se que ficam sem amigos e sem vida social e que, quando acabam as relações fantásticas e belíssimas (a maior parte de fachada), quase morrem por ver que perderam tudo! Depois vêm "ah e tal, até tinhas razão, não devia ter vivido em função dele porque agora não tenho vida!". Toca a reaprender a viver...!

Mas um pormenor ainda mais bonito (como quem diz, manhoso) são as "relações por relações"! Passo a explicar: começar a namorar porque é bonito; porque pode vir, se calhar, nalgum momento, a ser engraçado; para ter com quem sair ao domingo à tarde, em vez dir pó café ou ficar em casa; para ter com quem sair à noite; porque a família diz "ai, coitadinho/a, ninguém te quer"...BAAAAAAAAAA...tão a ver o género? É isso tudo...isso é que eu acho lindo!! E depois tá-se com o outro para passar tempo e em contínuo remorço por se estar a deixar passar milhentas de oportunidades desejadas, por culpa dum namoro! Depois andam paí felizes, ou então não...enfim, pobres crianças! Ó gente, já não tamos na Era em que as meninas tinham de ter "namoro" (linda expressão!) para poder sair de casa, sim? Enfinheeeeee...nem digo mais nada!

Sabem que mais? Amem-se, curtam, namorem, chamem-lhe o nome que preferirem..mas não se esqueçam de manter a sanidade mental e a individualidade, pleaseeee!!! Sejam felizes..só isso!

Passo a palavra à "se não sou eu és tu" para nos citar algumas formas fantásticas de declarar a vossa "possessão" à pessoa envolvida...Vai ser tipo "Acção de formação para quem não quiser levar com uma trampa (isto existe?) nas bentas quando quiser dizer o que sente ao outro"...acreditem que vale a pena! ;)

Quanto a mim...despeço-me!

Espero poder salvar alguma relação presente ou futura com isto...só uma, por favor!!!!!!!!

Cumprimentos anticonvencionalizantes... plim plim*

5 comentários:

Anónimo disse...

nao podia estar mais de acordo com o texto... reflecte tudo, enfim, algo bem escritinho para esfregar nuns tantos...!
ah mas melhor ainda são aquelas pessoas qe em conversas normais e d amigos qd conheces alguem...sem kk intenção, pcisam de acabar a frase com:"ai, dxpa mas eu namoro!" ou: "o meu namorado ta' a chegar!" wow, so' tava a falar ctg... isso tb e' um motivo para desconfiar, ter amigos?!:P:P
enfim, mais uma pa país de gales...
e... gande BLOG| :D

Me, Myself and I disse...

É bem verdade...quantos/as já não passaram por isso, pela vivência em função da sua cara metade, quantos/as não bateram com a cabeça na parede por terem perdido aquele tempo de namoro apenas dedicado ao outro (isto no fim do namoro porque até lá andam com os olhos fechados...). Será feitiço, tipo pozinhos de prelimpimpim, magia negra? hummmm...acho que até desaprendem a respirar sem o namorado/a ao lado...como disseste e muito bem, DEPENDÊNCIA, acho que esta palavra transforma uma relação numa assombração...medoooo :P
Mais uma vez parabéns pelos textos
Beijinhos

Anónimo disse...

tas la miuda!é mm isso!concordo plenamente!eu ja tive quase la,ms consegui virar-m a tp!recuperei da crise!loll!ms vejo colegas meus assim...e custa-m bastente ve-los assim....ppl k era divertidissimo e ficaram dessa maneira,monotonos...k mudança!temos d combater essa droga d relaçao!lol!n às relaçoes drogadas!loll!

beijão do fisio andré;)

Anónimo disse...

De facto vejo a pertinência deste assunto, ainda pra mais depois de um período chamado QUEIMA, onde se vêem muitos destes casalinhos.
Depois existem aqueles protótipos que estão mais agarradinhos que aqueles pega monstros que saíam antigamnete como brinde nas batatas fritas. Ai...Apetece é logo meter nos shots de absinto pra esquecer essas imagens deprimentes.
Mas pior pior são aqueles que parecem virar as costas só porque estão com o respectivo apendice e fazem-no pq devem ter receio que alguém salte pra cima deles aos abraços ou aos beijos e comece a entoar canticos alusivos a um boneco muito em voga, um tal que tem um carro amarelo e isso...coiso...
Queima, queima...Esses casais é q era "queimá-los" ou então era dar-lhe 15 mil xutos no cu até que este ficasse mais durinho do que aquele pão de 15 dias que comi um dia de manhã depois de chegar da queima. Tem lógica!
Ou então deviam ser insultados...Mas de facto o pior que pode acontecer a esses casos é ver a indignação de uma amiga retratada num blog e pensar nas palavras aqui descritas. Oh bloguista, tens razão na forma que falas....E é por falares assim q estás cá dentro.
De facto só me apraz acrescentar que, ainda que no dicionário da lingua portuguesa, um dos sinónimos da palavra "dependência" seja "relação", de facto todas os restantes sinónimos nada tem a ver com um namoro. Vejamos: Dependência - do latim depentia; s.f. sujeição, subordinação, acessório,anexo,filial,conexão entre dois ou mais objectos que faz com que uns não possam existir sem os outros.
De facto um namoro e uma relação não é isso e enquadra-se muito mais no sentido da partilha que quer dizer dote, divisão, repartição...
Divisão e repartição de respeito pelo outro, também de afecto, mas também de tempo pelos outros aspectos como sejam os amigos.
E pra ti bloguista......Fica bem! Desculpa qualquer coisinha e aparece sempre...
Juízo.....ou não
Beijos!

PS: Se me dispensares os pontapés no cu, arranjo-te um curso de surf durante o Verão e estadis com tudo pago no Algarve....Boa?

Anónimo disse...

Estamos em tempos de mudança...tudo muda...mas...e os amigos??? eles mudam?? será que alguém alguma vez conseguiu sobreviver sem ter pelo menos um amigo??? ... hum... eu penso que não!

O que significa para vocês a palavra "amigo"??? Há quem atribua essa palavra a toda a gente que conhece...ou ao grupo de pessoas onde se sente integrado no presente...ou ainda ao ser aquem chamam "alma gémea"...mas não terá talvez um significado muito mais intenso??? Digo eu!

Sem querer servir de exemplo, para mim um amigo é aquele ser em quem eu confio, em quem deposito total confiança, com quem discuto temas de diversa natureza, dos quais nem sempre temos a mesma opinião, mas que essa discordancia serve de reflexão para ambos...

Podem dizer...ah, mas essa é a minha definição de namorado/a... de facto, para mim, um namorado não deixa de ser, primeiramente, um amigo... mas nunca um namorado é sinónimo de amigo único!

Sim, porque como podem dizer que um namorado é um verdadeiro amigo, se não gosta de nenhuma das pessoas do sexo oposto com quem te relacionas???

Os amigos aceitam, respeitam, ajudam, respeitam, confiam, respeitam...respeitam... e os namorados?? Respeitam desta forma??? Alguns... sim, é verdade, alguns fazem-no... mas por que será que a maioria não é assim???

Mas então o que significa a palavra "namorado"?? É um ser superior que nos impõe regras novas, que nos exige viver segundo a sua vida, segundo os seus horários, segundo o seu tempo?? Ou será que é um ser definido da mesma forma que um "amigo", acrescentando o facto de ser a pessoa com quem nos sentimos melhor e que, estando na sua presença, algo em nós nos diz que é assim que estamos plenamente felizes...

Mas será que eu disse que era a única pessoa com quem estamos bem?? E se a essa companhia juntarmos os nossos amigos??? Sentimo-nos pior??? Parece-me que não...

Se bem que, por vezes, o/a namorado/a não pertence ao nosso grupo de amigos...e ele/ela não gosta de aguém nesse grupo... Bem, já desde os nossos ancestrais que vem o ditado "diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és"...e agora o que me dizem?? que concluem??

Eu concluo: se um/uma namorado/a não gosta do teu grupo de amigos é por duas razões:

Ou não te conhece plenamente, e talvez aí tenhas um pouco de culpa, porque não mostraste realmente a pessoa que és...

Ou ele/ela não gosta de ti pelo que és verdadeiramente...

Estas duas razões mostram fraqueza e insegurança na relação...

E pensa... mas pensa bem... será que vale a pena investr numa relação destas??? A isto não comento...deixo-o para vocês!

E ainda vos deixo mais um pensamento... mas por que é que quando conheces uma pessoa nova do sexo oposto, há sempre a parte para o "tenho namorado/a." ou para o "tens namorado/a?"????
Será que anda tudo desesperado por arranjar cônjugue??!!

Eu não entendo! Em vez disso, não estaremos todos desesperados por amigos?? Eu penso que sim...

Cultivem a amizade... Será que, nos tempos que correm, isto é pedir o impossível???

Beijinho grande para todos...

Beijinhos para ti, chefona! ;)