domingo, 14 de junho de 2009

Florença



Caí em Florença já com a ideia do que me esperava, mas a realidade superou largamente as expectativas.

Vai-se percorrendo as ruas e o encanto começa a tomar conta de nós. A primeira impressão é a de reconhecimento, a segunda é só e apenas de puro deslumbramento.
Florença cativou-me de todas as maneiras possíveis.

É uma cidade diferente de todas as outras, com uma mística muito própria.

É caminhar pelas suas ruelas estreitas e dar de caras com praças maravilhosas, com um dos seus muitos e muitos palácios, com mais uma fonte, com mais uma obra de arte. É tropeçar em esculturas de David, Perseu, Neptuno, é descobrir a casa de Dante, maravilhar-se com a catedral e o campanário a perder de vista de Giotto, sentar-me numa das muitas e muitas esplanadas típicas e pedir uma pizza ou uma pasta de comer e chorar por mais. É em cada canto encontrar um artista, um músico, um mix de culturas. A atmosfera é carregada, a arte inspira-se. É subir à ponte Vecchio e experimentar um recuar no tempo, sentar-me e sentir a brisa e deslumbrar-me com mais um por do sol enquanto mais um musico nos embala a alma.

É sair à rua a noite e as ruas estarem cheias, barulhentas e animadas. As pessoas bebem nas ruas, os bares são muitos e com óptimo ambiente. As bicicletas que enchem as ruas e os estacionamentos.

Procurar e descobrir a nossa gelataria preferida, com sabores a perder de vista. Fazer uma nova mistura de sabores, sentar-me em frente ao palácio Vecchio e ouvir o habitual espectáculo de rua do homem da viola. E mais uma vez sentir-me noutra dimensão, deixar a alma voar.

É o peso de caminhar por aquelas ruelas que já foram calcorreadas pelas maiores mentes da nossa historia, Leonardo, Dante, Michaelangelo, Raffaello.

É visitar a Galleria Dell’Ufizzi e ver todas aquelas obras que aparecem nos postais e nos livros de historia á nossa frente. Obras de Leonardo Da Vinci, Botticelli, Michealangelo, Caravaggio, Giotto, Tiziano, Durer ou Rubens entre tantos outros, e 4h depois sair de lá mais rico e aturdido.


Apaixonei-me Irremediavelmente por esta cidade mágica.


J*y

1 comentário:

Shagy disse...

epcis verbis......