segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Fidelidade ou lealdade?

Tema polémico….humm e quem nunca fOi infiel que atire a primeira pedra:)

Não se trata só de infidelidade no campo amoroso, mas tudo aquilo a que de uma maneira ou de outra nos comprometemos a ser fiéis ate que……

Ate que…..haverá justificação válida???


Acho que não, arranjam-se boas desculpas, dá-se voltas á questão, atribui-se culpas a tudo e a todos mas no fundo….a única justificação é que não somos capazes de nos comprometer inteiramente, não somos capazes de viver só em função de uma coisa, uma pessoa, um sentimento….

Há quem diga que consegue, e para esses a minha admiração, porque nem vou por em causa a sinceridade ou não disso…respeito e ponto final!!!


Mas para todos os outros, que são muitos, os que assumem, os que não assumem, os que escondem e os que gostam de espalhar…os humanos, imperfeitos falíveis e acima de tudo tentáveis….

Para todos esses…..a minha única questão é porque????

O que leva as pessoas a assumirem compromissos, fazerem promessas se sabem que mais tarde ou mais cedo vão por tudo isso em causa???
Somos falíveis, somos humanos mas não precisamos jamais ser mentirosos e aldrabões, jamais precisámos fazer das pessoas parvas, jamais precisamos viver vida dupla….

Então porque continuar a insistir nisso ahh??


Já vi muita coisa e já questionei muita gente!


O que tenho ouvido?


" porque sei que a vida é muito mais do que isto, porque preciso muito mais do que isto”


“ Porque preciso de emoção, adrenalina e novidade na minha vida”

Concordo plenamente….mas porque envolver pessoas que ainda acreditam no pai natal nestas mentiras ahh???


Na minha humilde opinião dá-se demasiada importância á infidelidade, abomina-se completamente a ideia….mas….
Não será isso simplesmente determinado pelos critérios com que definimos a nossa relação, o nosso compromisso??
Sim…não será muito mais importante a lealdade á infidelidade???


Pode ser uma visão muito teórica eu sei….que na pratica pode ser bem diferente.
Mas não será o único acto realmente abominável o de esconder? De fazer alguém de parvo? De manter a fachada impecável e esquecer tudo isso na penumbra? Esquecer o que tão seriamente prometemos? Mentir? Fugir? Omitir?

Xii alem de ser completamente sufocante não será que isto sim O LAMENTÀVEL????

Agora se desde o princípio se assume em que se baseia a relação, pondera-se possíveis situações (não tem obrigatoriamente que acontecer, mas como é provável mais vale serem logo mencionadas), se assumirem de uma vez a falibilidade Das Mesmas, se assumirem que não são perfeitos…. assim não se engana ninguém e somos todos felizes À LUZ DO DIA la la la :)

So uma coisa a dizer....Subjectividade objectiva descomprometida sem mentiras ou enganos...nós atirámos a primeira pedra!!!!

13 comentários:

Anónimo disse...

Faz parte do ser humano a ambição... Faz parte do ser humano reiventar-se diariamente em busca de mais, de melhor, em tudo na vida... Será isso condenável? Porque o será então condenável no que ao amor (ou chamemos-lhe o que quisermos) concerne? Tal como em tudo o resto, assumimos compromissos e fazemos promessas porque acreditamos que "desta vez é que vai ser!" ou "esta é que é a minha cara-metade!" ou pura e simplesmente porque queremos estabilidade e acomodação... Embora concorde que todos somos falíveis e até que já todos o fomos provavelmente, há que distinguir dois tipos de pessoas: os(as) que traem por maldade (ou que querem aumentar o seu reportório, divertir-se às custas de outros, ou que simplesmente o fazem porque o risco inerente ao acto lhes dá adrenalina!) e os(as) que o fazem porque têm dificuldade em "destruír" os sonhos alheios, porque apenas querem ser felizes (ou mais), ou então apenas porque... não conseguem resistir a determinada pessoa!! Ambos errados, seguramente, mas ambos muito diferentes entre si! E isso, para mim, faz toda a diferença.

Essa ideia do "planeamento", na teoria, soa-me quase perfeita, embora se pensarmos bem... Nem todas as situações são previsíveis e, no caso de uma suceder, como é? Mas isto já sou eu a divagar e a complicar o que não é assim tão complicado... Sim, concordo que esta forma é a melhor para evitar situações de infidelidades banais, para além de que ficamos logo à partida a conhecer melhor a outra pessoa e a saber quais as suas ambições e expectativas para a relação!

Não me parece que restem muitas dúvidas, mas a todo o caso... Sim, a minha pedra está atirada...

Anónimo disse...

Uma pequena correcção... minor detail... Eu queria dizer que não atiro pedra nenhuma...

Me, Myself and I disse...

Infidelidade ou (des)lealdade, para mim numa relação ninguém gosta de partilhar o que é seu (natureza humana) as pessoas comprometem-se em dedicar o tempo ao outro na relação mas esquecem-se que existe a liberdade do outro a qual deve ser respeitada.
Acho que a grande falha nas relações, e a origem das infidelidades, é a evolução ou a falta dela pois como estamos em constante insatisfação procuramos sempre mais dai a necessidade da relação acompanhar, modificar, evoluir...
Uma coisa me intriga, como se pode falar em compromisso quando se tem "medo" do mesmo??? Alguém me disse que a repetição provoca dependência, isto na minha humilde opinião é de quem não quer ter apenas um, e esse um pode ser qualquer coisa tanto humano como objecto...acho que já me estou a desviar um pouco do assunto...lolol

Se não fui eu foste tu disse...

Ter "medo" do mesmo nao me impossibilita de falar sobre ele, e de o conhecer....

o medo tem sempre uma justificaçao....e nao é medo...é simplesmente um "nao-obrigada-tenho-mais-que-fazer-de-momento-mas-um-dia-dedico-me-a-isso"

A repetiçao causa dependencia sim....ainda n sou imune a isso!!!!

E a ti uma chega-te?????

Me, Myself and I disse...

Dizem que duas é o ideal...mas ainda não tive essa sorte...
Não tens tempo para isso, tens mais que fazer...sempre ouvi dizer que tem muito tempo aquele que não o perde...e isso a mim não me parece que é de quem tem mais o que fazer, mas sim de quem não que repetir, passar pelo que passou...acho que me fiz entender...

Se não fui eu foste tu disse...

Expressei mal...nao é falta de tempo, é falta de disponibilidade mental!!

essa teoria tb funciona para os q aind an passaram por nada mau mas continuam a nao ter queda para a repetiçao????

Me, Myself and I disse...

acho que não...mas existem outras...que é o "medo" de ficarem sufocados pela outra pessoa...são indecisos...

Se não fui eu foste tu disse...

indecisos????

ou sao simplesmente conscientes????

e conseguem prever o desenrolar da coisa???

Me, Myself and I disse...

Para já ninguém consegue prever o futuro, o que não quer dizer que as coisas não irão acontecer como pensamos mas acho que isso é também força do pensamento, quanto mais pensamos que as coisas vão correr mal mais fácil é para isso acontecer...

Se não fui eu foste tu disse...

Moral da historia: Menos Pensamento e mais acção?????

Me, Myself and I disse...

Ora nem mais...acho que a vida é para ser vivida, temos de a aproveitar ao máximo e se não fizermos o que nos der na gana não estamos a aproveitar tudo o que podíamos...

aquele.que.escreve disse...

Fiel é nome de cão! O ser humano não "gasta" disso. Quanto a lealdade, acho que é mais fácil ser leal a uma marca ou produto do que a uma pessoa. As pessoas tão em constante mutação, logo é impossível ser leal a alguém, a não ser que mudemos os nossos gostos ou ideais da mesma forma que essa pessoa muda. Ou seja...é mais fácil ser leal a uma marca de dentífrico do que a uma pessoa.

Anónimo disse...

Eu sou fiel e leal á Colgate é verdade!