quarta-feira, 17 de março de 2010

Relativizar...^^

Hoje tou cas bontades...prontossss, podia ser pa pior!! ;p


Sim, eu sei que a minha profissão, se assim lhe quiserem chamar, não é propiciadora de 300 saltos logo pela manhã..tem dias..

E sei que vejo demasiada desgraça que contada parece fabulada..mas, não é. Mas se nem eu consigo assentir na realidade do que vejo, não posso querer que os outros acreditem no que conto.

A gente desliga, ri-se e desenvolve um sentido humorístico notável...acho que nenhuma das nossas 340 expressões manhosas, que roçam o "piquinho azedo" e desaguam no "mete a luva e bate-lhe uma, quisso já baixa", não serão espelho dessa côdeazinha com a qual pouco nos debatemos. Mal de nós se a arrancássemos, qual borbulha de varicela..ou então dois funerais num mês e meio não nos deixavam continuar.

E acumulam-se, enrolam-se e sucedem-se as situações mais cruéis e ignobilmente injustas que jamais poderiam imaginar..e somos empurrados e esmagados com a nossa sábia consciência, que de sábia tem muito pouco..e encurrala-nos, de vez enquando, e obriga-nos a parar.

Porquê que temos direito a sermos tão felizes, enquanto assistimos, diariamente, ao desabar de tantas existências? Porquê que as coisas são assimétricamente desregradas?
Porquê tanto e tudo vacilante e desequilibrado?

Hoje vi coisas e ouvi coisas que ainda me conseguem furar a côdea..ainda, ainda bem..o contrário ter-me-ia posto a questionar a razão disto tudo e de mim.

E hoje pensei, pensamos...mas que direito temos nós de sermos assim?


Tudo para voltar apenas ao cerne da questão...e voltar a colocar-me no lugar, quando me queixo do sono, da falta de vontade de perder 4horas para ainda ser remunerada, na falta de pachorra para pisquinhos de palmo-e-meio que me ameaçam a pele como cobertura de estantes, da falta de tempo, de ter perdido o 28, das viagens enquadranharem-me o rabinho, de não ter pachorra para ouvir a caderneta de cromos (grrrr), de já ter acabado o gelado de choc com brownie...

A tendência do ser humano em não Relativizar as situações é algo consternador...se o
Glasgow tinha razão na sua hierarquia de necessidades, em nada isso deveria excluir a função mental superior do discernimento.

Mas que direito temos nós, tenho eu, de ainda achar que posso e devo queixar-me de coisas patetas?

O fantástico cérebro humano descompensado até podia ser fascinante. Não gosto de ouvir gente que passa a vida a queixar-se, mas não gosto de mim quando entro na onda da queixice!

Pita, 23 aninhos, feliz e saudávelzinha, sem criaturas a cargo (aleluiaaaaaaaaaa!!!), com famelga que faz leite-creme ao fds, amigos e colegas muita riquinhos, fds mitrados de coisas razoáveizinhas, escapadelas semanais a exposições (com o CCB memo ali na esquina), tesa como tudo mas ainda com dinheiro p'ra manter a banha, um azulinho porreiro e cagado, jantares acompanhados de bebedeiras com gentes totéis umas horitas antes dir trabalhar, fugas ao trânsito, horários de trabalho que metem noijo a muito boa gente, um ventilador que me está agora a aquecer o mepé, gente que espera que chegue bêbeda a casa antes de sir deitar (não vá ficar pelo caminho), amigos espalhados e afastados mas que de vez enquando dão aquele abração forte que põe tudo no mesmo patamar, um computador e sítio onde escrever, uma esplanada pêga para o intervalo, um solzão logo de manhã, músicas de arrebatar trombinhas matinais..e a sensação que a vida é minha e só minha e que está apenas nas minhas mãos.

E de vez enquanto percebo e relembro mesmo do quão sou feliz!
E afastam-se as névoas esbranquiçadas e re-priorizam-se as coisas e as vontades, salvam-se coisas retiras e esquecidas numa prateleira empoeirada, pega-se no melhor de nós e oferece-se de presente ao mundo e, por consequência a nós..e deixam-se as birras de lado, as cobranças embutidas, as exigências desmesuradas, os procedimentos a cumprir, os sítios onde chegar...e respira-se e vê-se e espera-se que a primeira brisa primaveril nos lembre daquilo que há e não o contrário. E dá-se um abraço a um amigo e sorri-se para uma coisa imbecil, e bate-se mal e saltita-se só porque sabe bem..

E não sei bem a que propósito veio isso, mas percebi que tenho uma vida demasiado fácil e que, por isso, vou ter de pensar em complicá-la com coisas bouas, não vá isto ficar sem pica...mas enquanto não me resolvo, admiro o que há por aí a boiar e que é meu...

Portanto, quem se queixar de tudo e todos..e, principalmente, se me ouvirem a queixar, passam a ter autorização aqui delegada para estaladar-me com vontade!!!

E continuo palidificada a pensar como posso ou não salvar alguém dum seu mundo menos seu..e há-de continuar...mas com sorriso para ambos!

Plim Plim***

Sem comentários: