terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Arte do Disfarce...




Cada vez que me digno a fazer zapping - restrito e com duração inferior a 40segundos (porque os ultrapassar da fasquia poderá causar danos quse irreversíveis) - acabo por confirmar que aquilo que se vê por aí na rua, no qual tropeçamos sem querer, enquanto mantemos o padrão de marcha acelerado e saltitante (que andar devagar cansaaaaa mais, minha gente..isto para quem acha o contrário)...

Seu só visse seres estranhos num dos cenários, até poderia tentar esforçar-me por arranjar teorias que justificassem a minha confusão perceptiva, mas..não, consta que não!

Um dia destes vou começar a juntar - como se faz cos pacotinhos de açúcar - o número mais lindo, de coisas mai lindas ainda, que são entendidos como códigos sociais ou lá como lhes queiram chamar..vertente simplificada? Mariquices cor-de-rosa desfocadas!!

Porque se fica com um ar mais adulto, porque parece melhor, porque pode ferir susceptibilidades, porque causa outro impacto..outra imagem!
E estamos nisto...numa redoma de purpurinas, de floquinhos de neve (tipo bolinhas de recordações..tenho uma do winnie the pooh qué muita muita linda, pa que saibam..), de semblantes e recobertas (??)..

Tão a ver o efeito de rebentar um extintor? É do género :D
Ou como aquelas belas coberturas plásticas, com aspecto de madeira, que servem para pôr por cima do que está estragado e podre, para ficar com aspecto de último grito!

E qual é o paralelo mais marcante que conseguem fazer desta metáfora?
Estuque!!!
Sabem aquelas meninas memo memo memo bouassssssss, que vislumbram ao longe e até fazem os chor motorista esperar 30 seg até a menina chegar à paragem, com calma..muita calma, para não colar, ad eternum, um mosquito na sua tonelada de estuque?? Essas :D
Já perceberam o sentido do estuque, certo? Como diz uma criatura: raspadinho, raspadinho, daria para poupar muito dinheiro no orçamento duma casa, no retapar das paredes..é berdade, gente poupada!

Pronto, lá está, a linda essência. Mas não se fica por aí, calmaaaaaa...
Querem que faça uma lista? (piquena vaaa, pa não me chamarem má:p):
aqueles sapatos abomináveis com saltos quase-suicidas que por aí andam, que põem as pessoas a lesionarem-se nos tornozelos e nas cruzes (depois, quando forem velhos, venham-se queixar, venham..); os casaquinhos com 2mm de espessura, em pleno inverno, onde se gela descontroladamente, mas que se mantém só porque fica bonito e os quispos grossos com penas ficam mal (vaaa, quanto a casacos também não sou grande exemplo, mas pronto); tarem aflitíssssiiimmmassss, ai zuzzzz, se uma mecha de cabelo se desgrenha ou sai 4mm do sítio; as calças de ganga a 600 euros (que, para que conste, nem sei reconhecer); o padrãozinho de marcha à queque; a carinha de santa estampada, com olharzinho languroso, que dá sempre credibilidade à imagem; a minha preferida: combinar o cinto, os sapatos e a carteira e a bjuteria todaa..mas quem raio é que tem apetrechos suficientes para tal? dava quase para enfeitar a minha árvore de natal!!; o falar baixinho e dobrar a perna quando se sentam, que senão é pouco feminino... e mais num digo senão estrago os segredos todos das ladys!!!

E agora perguntam vocês: e se calhar não usas/fazes muitas destas coisas? sim, se calhar até faço ou uso..mas nunca como um pacote pré-comprado e ileso a mudança!Há adaptações ao momento e ao tempo.
Sim, sei ter boas maneiras e portar-me em público, quando me apetece..e enfio coisas queques, quando me apetece..às vezes...[isto quando não me dá para fazer de propósito para escandalizar toda a gente:P]...Porque sim, somos criaturas sociais e, como tal, às vezes temos algumas responsabilidades com pseudo-imagens e papéis que nos podem construir..mesmo que, por mais que queira, não saiba andar de saltos...mas não é por isso que não sei ser genuína, que não me lambuso toda com bolo de chocolate, que não lambo potes de gelado, que não saltito pelo meio da rua a cantar coisas descompensadas, que não me rio alto e que não me sento como uma menina não se deve sentar...e depois? Quero lá saber!! Pa que conste tenho uma profunda predilecção por mostrar as cuequinhas quando ando de saia...sabem como é, coisas de lady:p

E irrita-me quem se esconde atrás de subterfúgios que lhes dão um patamar de elevação social que não conseguem atingir doutra forma..e irrita-me quem só vive por isso..e irrita-me quem se acha grande, adulto e maduro, só porque usa palavras bonitas, fala com um ton sério e um olharzinho inocente...e quem acha que dizer o mesmo que toda a gente diz e achar o que toda a gente acha é bonito e, por isso, faz dele uma pessoa decente e digna e respeituosa e de quem toda a gente vai gostar!..pena é que, por mais que queiram, não há mais nada que consiga dizer..bidas!
E depois, quando cai o véu, ou quando se testa o que está por de trás do véu, desmorona a idealização construída..e desce-se baixo..em interesse e transparência. Caiem os pózinhos mágicos e fica a decomposição à mostra...e digo-vos já que não é coisinha bonita de se ver..e de se cheirar ;)

Pronto, minha gente, chegou o Carnaval :D:D:D

Mas o verão é bom para tirar máscaras que, parecendo que não, senão molham-se na piscina e no mar...ai peço desculpa que o cloro faz mal à pele, por isso fica-se só a olhar:p

Saudinhas, masé...e da boa!!! ;D

Plim Plim***

Sem comentários: