segunda-feira, 25 de maio de 2009

Especies da minha terra - 4

"O rancho vai à capital"

Há uma coisa que nunca assumi aqui, nem aqui nem em quase lado nenhum.
Eu ando há cerca de 10 anos num rancho folclórico, e não me perguntem que raio ando lá a fazer porque neste momento nem eu sei. Mas, é cómico.
E o porque desta confissão que n interessa ao menino Jesus?? Bem, porque este fim de semana o rancho foi à capital!!!!

Porque estou eu a escrever um post sobre isto?
Bem….porque passar umas horas com aquela gente já é cómico, agora passar 2 dias e ainda por cima em Lisboa, foi hilariante!!!

Vejamos….aquela gente vive pa comer, e se não comerem ficam chateados e ninguém os atura. Eu que vi as coisas medonhas que enfiaram na mala antes de arrancarmos, vinha a viagem toda a matutar onde é que eles pretendiam cozinhar e parar a camioneta para dormirem lá dentro…em LISBOA!!!!!
Claro co chefe nos acalmou a dizer que ficávamos num parque de campismo e quem quisesse ia pás tendas e quem quisesse ficava a dormir na camioneta, ao que lhe perguntei se tinha visto a localização, se tinha reservado e se se tinha certificado que deixavam dormir na camioneta. Claro que não….achava ele que era so entrar pelo parque adentro e montar tenda. Moral da historia, a meio da viagem ficamos todos a saber que não tínhamos sitio onde dormir, e pior sitio onde fazer a sopa!!!!
Antes disso….bora la aproveitar a viagem , pérolas que ouvi eu.

“- o que é aquilo?????
É o aqueduto das águas livres.
- Ah e passam carros la em cima?
- Claro querias que servisse pa que?”

“Ai que estamos a ser auscultados pelo carro da policia” (isto porque os policias simpáticos nos foram indicar o caminho)

“olha o europortooooo” (é, os aviões aterram no europorto)

“escola superior de saúde?? É praqui que eu venho estudar.
Aai eu também.
Que queres ser??
- Queria ser fisioterapeuta da fala ( Benze-te S***** tu benze-te)”

“Olha as amendoeiras” Ai so Tomás Taveira ouve tal coisa.”

Entretanto o grupo anfitrião, ao saber da nossa falta de sitio para dormir mandou-nos ir ter a sede deles e depois logo arranjaríamos solução.
Ora….avenida 24 de Julho, umas 19h e ver gente a descarregar a mala e ir por la fora Cuma mega panela, um fogão, um saco de batatas, couves, uma bacia cheia de pratos, e melhor ,uma botija de gás. Foi lindo de se ver, claro que eu e a go nos íamos a desmanchar a rir e a tirar fotos, e aquela gente toda a reclamar que não ajudávamos a carregar.

Demasiadas coisas medonhas se passaram como aquela gente a fazer a sopa, e a comer como se não houvesse amanha e co garrafão de vinho atrás.
E mais lindo foi quando oo senhor nos diz que podíamos ficar la na sede a dormir.
Ora…..50 pessoas, da bouça, tudo a dormir ao molho. Pérolas, muitas pérolas.

Primeiro queriam por homens e mulheres a dormir em separado e o sor Lino confuso co cobertor e a almofada na mão que não sabia pa onde ir, dps la foi tudo ao molho. Os pipos a roncar, as velhas a reclamar cos jobes não se calavam, o sor line de cuecas e camisa de noite a exigir um penico, o raio das crianças que andavam a pintar as caras de quem roncava, das velhas que ginchavam quando se riam e das outras na outra ponta a reclamar que não havia respeito e que queriam dormir, e as cinco da manha co sor Lino acordou pa se ir trajar ( isto pa quem tinha adormecido la pás 3h) e andava a acordar toda a gente que tinha perdido a relíquia de um pente e que valia 1000 contos, e que dava 1000 contos a quem o encontrasse e eu so queria dormirrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.escusado será dizer que a partir das 6h e pouco já era impossível dormir que tava tudo acordado com a fome.

Enfim….o resto do dia constou de uma missa de 1.30h na graça, ronquei com vontade (diz que passou na TV nheeee), almoço na Buraca e desfile na rua augusta e actuação na praça da figueira.
Devo dizer que me senti num freak show. A baixa lisboeta num domingo á tarde como seria de esperar esta infestada de turistas, e como tal….tive que colar o sorriso, e dizer que sim a todos os “can i take a Picture with you?” ou os 200 mil que tiravam fotos sem pedir, e os outros 200 mil que vinham apalpar, e os outros 200 mil que nos queriam papar”.

Melhor ainda foi o berro a 10m de distância e as gargalhadas descomunais, mais a tentativa de me vender no Martim Moniz e mais a cerveja que quase me fazia vomitar em cima do palco, obrigada padrinho:)

E depois despimo-nos novamente na 24 de Julho, no meio da rua e voltámos a braga ainda com uma paragem pa acabar co vinho e co presunto.

Se tiverem interessados em fotos de gente Cuma panela e Cuma botija as costas por lisboa fora avisem, fotos do sor Lino em cuecas e ca camisa de dormir é que não há, ée uma pena!

Ahhh e agradecimento especial ao meu outro padrinho pelo mega ovo de chocolate. Muito obrigada, que senão nao tinha almoço po dia seguinte:)

J*y

2 comentários:

666 disse...

ahhh ahh eu sabia desse "segredo"! alias acho que tenho fotos de voces trajadas ...

Plim* disse...

PG no seu melhor...vocês metem-me medoooooooooo!!

E a minha priminha também, grrrrrrr... num disseste qe andava tudo chocado por seres uma moça de conhecimentos; nem co cidinho se escapuliu ao more, 2 seg, pa te dizer que batemos mal; nem disseste foste bebeda dançar pa cima do palco (vaaa, vomitante tambem da...)...

Pérolas paradenses minha gente, pérolas paradenses...:D

Plim***