terça-feira, 17 de julho de 2007

Sou Terapeuta da Fala....:')


Somos tão pequeninos, andamos ao colo da mamã e choramos sempre que nos tiram o chupa...deparamo-nos com uma grande primeira luta - andar de bicicleta sem rodinhas - e aí descobrimos que nada se consegue sem persistência e muita vontade.
Crescemos...vamos progressivamente evoluir, ver o mundo com outros olhos e tornamo-nos pessoas, com ideais próprios e ideias a defender! Tornamo-nos aquilo que somos...

21 anos depois do dia em que vi o meu primeiro raio de sol que certamente me ofoscou e me fez chorar...ao fim de 21 primaveras...passado todo esse tempo em que cresci, descobri o mundo, descobri os outros e me descobri a mim mesma, consegui por fim "guardar a minha migalha num lugar seguro" ;).
Ao contrário do que as pessoas dizem, a vida não é fácil em nenhuma idade e todos nós temos dificuldades a enfrentar...mas são elas que dão sentido a isto tudo e que fazem as coisas saber mesmo bem depois do esforço todo :) ...a diferença passa na forma como as enfrentamos e como elas passam por nós...

Infância, adolescência (ainda em remanescência;P)...possivelmente uma breve entrada na idade adulta (ainda a confirmar)...Muitas experiências, muitas coisas novas, muitas felicidades mas também muitas barreiras a superar...Esforço, perseverança, luta e vontade de conseguir...Apoio, amigos, família, carinho, amor...tudo isto já me acompanha desde que me lembro de fazer birras por não ter um urso da mesma cor que a minha pseudo-irmã ;)...
Sem dúvida que foram estes os ingredientes que me permitiram escrever isto hoje...

Hoje é um dia muito especial...hoje realizei um objectivo..um sonho...um desejo! Hoje fui, sou e passarei a ser Terapeuta da Fala :')

Poderá parecer apenas mais uma defesa de Monografia, ou a conclusão de um curso...mas não é, não é mesmo! É muito mais que isto...é a sensação de recompensa por tantos anos de esforço, provações, de tentativa de arrastar a migalha da melhor forma...
Hoje é o dia em que confirmo que tudo valeu a pena...
Muito mais que a satisfação, o orgulho e a felicidade por ter conseguido um curso (o que, só por si, já seria motivo para muita de todas estas coisas misturadas)...mais do que a obtenção de um possível título, mais do que a obtenção de uma possível profissão...hoje estou feliz, porque mais de tudo isto, hoje passei a ser Terapeuta da Fala...

Ninguém percebeu, pois não?
Profissão? Emprego? Diria muito melhor...Vocação e Realização! Imaginam o que é ter um menino com tantos probelmas quanto o possam imaginar (e cuja gravidade se reja pela mesma lógica) à vossa frente, com milhões de dificuldades para conseguir fazer o que lhe pedimos, mas que dá tudo o que pode e não pode para o conseguir? Imaginam o que é ver um pequeno passo, nem que seja minúsculo, de um desses meninos? Imaginam o que é, por momentos, se reduzirem a um mero espectador de tanta vontade, coragem e luta?...Um sorriso, um beijinho, uma palavra de carinho...basta isto, e garanto-vos que não troco isto por nada deste mundo! Ganho mal? Azar! Não há emprego? Azar! Há o necessário: muita vontade de lutar com e por eles...

Este ano foi sem dúvida o ano mais rico que tive até hoje em termos pessoais...Conheci tantas pessoas que se entregam a esta causa...cresci tanto...conheci crianças e adultos simplesmente fantásticosssss que me marcaram imenso e me fizeram tão feliz! Descobri que tudo aquilo que tanto medo me metia no 1º ano...afinal, era tãoooooo gratificante! Descobri aquilo que quero fazer e pela qual vou lutar nos anos a vir! :)

Lembro-me de há 3 anos atrás, quando a "outra" me enviou a seguinte msg: "Terapêutica da Fala Porto...parabéns*"....Foi o marco..marco para uma mudança de vida, mudança de postura face às coisas e início do período mais marcante e preenchente da minha vida! Conheci gente fantástica, vivi infinitos momentos inesquecíveis, fui e sou muito feliz! Abriu-se uma nova Era que apenas está a começar, se bem que o final do ano que vem irá alterar as coisas..mas prefiro não pensar nisso para já :) Este ano ainda vos vou ter todos lá, ainda vou ter as praxes, as festas, os amigos... ;)
Tudo isto para dizer que esta caminho foi acompanhado por ti pipoca...acompanhado, dividido, partilhado, idolatrado, rido, chorado, gozado... contigo! Sempre estiveste ali...praxes, gajos, amigos, festas..o que não teremos partilhado? Nada:). Nem sabes o quanto o teu post me tocou - pelo o que está escrito e pela forma como está escrito...Obrigada por tudo o que deste, dás e vais dar...os agradecimentos disseram quase tudo (é verdade, tive direito a sinalização de que eram excesivamente alongados;P)...e o resto também o sabes! :)

Obrigada às minhas amorinhas terapêuticas, com especial relevância à Nita e à Tins...gostam tantooooooo de vocês pah..bigada por terem estado ali, e por me terem feito rir na defesa;P
Obrigada à framboesa e ao "oh more, moreeeee, amo-te moderadamente" :)...Obrigada por terem partilhado isto comigo, hoje...Gostei muito da Lua e da Estrela, do sítio, da vista, do geladinho e da companhia ;)

A ti...Obrigada pelo Winnie, pelas bolas saltitonas, pelo gelado, pela montanha russa...nem eu diria melhor ;)
E quero um lobo mau que me "pape moderadamente" ...LoloLOloLLOlOlolol...
Já agora passo a citar as belas frases inspiradas de espírito maturo e profissional: " As bolas (da frize gente, da frize) excitam-me";P e "Hoje passei a ter competências confirmadas para tratar de Motricidade orofacial e perturbações da mobilidade da língua"...
Ok, eu sei que isto é muito mau..LOLOLololOLOLolol...mas foi tão lindo!!!:D Será que alguém não vai desculpar isso?;P Fica em aberto, La LA La ;P;P;P

Bem, isto só para verem que aqui não há título, profissão, pré-convenção socialmente aceite que me leve a mudar de postura e a ganhar juízo..parece-me que isto piora exponencialmente com o grau de responsabilidade ;P
Alegria minha gente:D

Gosto muitooooooooooooo de ti minha piolha linda, bloguista cintilante :)
Boa noite a todos*** Plim Plins Terapêuticos ;P

Só me apeteceu deixar ficar isto que ouvi hoje no fim da defesa e que me tocou especialmente ;)...aí vai:

"É o riso, é a lágrima, a expressão incontrolada, não podia ser de outra maneira; é a sorte, é a sina, uma mão cheia de nada e o mundo à cabeceira (...) Tudo muda, tudo parte, tudo tem o seu avesso, frágil a memória da paixão; é a lua, fim da tarde, é a brisa onde adormeço, quente como a tua mão..."
Rui Veloso


;) Plim*

5 comentários:

Anónimo disse...

bem, dps deste post tão elaborado n ha mt mais palavras para dizer...eheh
apenas kero voltar a felicitar-te por essa conquista e pelo alcançar da responsabilidade (isto foi só uma piada...lol) ;)
junta-te ao clube dos adultos, apesar d ainda teres um ano do lado das crianças...k sorte! tb kero!!!!!!!!!!!!!!!!
quanto à lua e às estrelas...foi td mt giro sim senhora, mas n acho bem esse nome k m deste mas pronto, por hj passa "more"... :P
ja chega d escrever, continuando assim ainda começo a falar das bolas ou da manta, ou pior ainda, das duas juntas!!! k medo.. lol

parabens sra terapeuta!! ;)

Anónimo disse...

Sandy ... Sandocha ... Sandiluxe ... ou, como EU sei que preferes ser tratada, Sandokan:

É bom ver alguém com tanto gosto pela Terapia da Fala ... alguém que se apercebeu de como podemos ser importantes e marcar a diferença na vida daqueles que, por este ou por aquele motivo, passam por dificuldades.

De facto, o SABER é uma "ARMA" ... um "PODER" ... E tu deste provas de que SABES e PODES. Agora é uma questão de QUERER (e eu sei que queres) empenhar-te cada vez mais na ajuda ao teu próximo :) E não é por seres terapeuta, é mesmo por seres pessoa ... e uma BOA pessoa.

Anónimo disse...

Sra Terapeuta...
N podia deixar de passar pa comentar este post.
Acompanhei desde o primeiro dia a evolução da minha pipoca, naquela linda ESTSP. Tantas coisas boas pa recordar. E o ano k se aproxima sera ainda melhor, cada vez melhor.Os meus Parabéns pela grande conquista...afinal já somos seres com profissão...ehehe...quem diria ;-)
É maravilhoso ter profissão...mas juízo é k não (até rimou). Realmente não vai dar...sei lá até quando.
Não tens nada que agradecer...foi um prazer poder estar contigo num momento tão importante da tua vida...pois mereces.
Bjinhos grandes...a framboesa...ou pupoca (patricia)

Anónimo disse...

Com algum atraso (sou sempre a mesma coisa...) venho dar, mais uma vez, os Parabéns a esta menina que tanto talento tem... e pensar que foi a minha caloira nº 1, aquela a quem mandámos tirar as argolas no primeiro dia... hoje é uma Grande Terapeuta da Fala, hoje ela orgulha este nosso mundo... por tudo o que és, pela belíssima forma como encaras a vida e agora esta profissão, dou-te os Parabéns minha porquinha! Dominas imenso, já sabes... que orgulho gaja, que orgulho =)
Beijo enorme *

Anónimo disse...

anda aki uma pessoa há procura de emprego e aparece um blog teu....finalmente encontreio-o :)!
Desculpa, sei k já venho tarde mas é sempre tempo de felicitar-te por teres alcançado a mega etapa terapêutica...lol!
espero vir aki mais vezes e ter paciencia e tempo pa ler tudo aquilo que escreveste p aki...!!

big beijo
.....e agr kem sou eu????....hum...hummm... talez a Barbosa....ki ça....lol!!!