sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Vai atrasado...mas cá stá ele: ANdanÇas 2008 ^^



Dizem vocês: Aleluiaaaaaaa!!! Aos anos que este relato estava prometido!
E sabem que mais? Têm razão! E sabem que mais? Não me apetecia escrevê-lo! E sabem porquê? Porque não dá para, através de palavras, fazer uma sequência de letras que possa descrever em pleno o que foi aquilo… O que foi o nosso Andanças! :)

Para ajudar tenho andado cheia de coisas para fazer e a ida a Lisboa atenuou a vontade fugaz de tentar pôr aquela semana em algo palpável… mas vamos lá!

Bolas, por onde lhe pegar? Bem..estão a imaginar uma área gigantesca que gira apenas em torno de todos os participantes? Uma aldeiazinha de S. Pedro do Sul (Viseu), Carvalhais, por sinal… organizada em torno de um evento!

Sabem a parte mais cómica? É que foi o sor padre que esteve na origem do festival e que disponibiliza todas as condições para tal. Sim, porque aquilo gira em torno do Centro Paroquial e do recinto da Igreja de lá… os campos à volta foram todos adaptados para o máximo de comodidade do pessoal. Então foram transformados em zonas de campismo (campismo geral e campismo pseudo-calmo :D), com montes de fileirinhas de lavabos com água purinha vinda da serra; com zonas de casas de banho e de chuveiros (fechados e ao ar livre :p); em sítios de descanso, com sombrinha e boa onda, em sítios pa se dar o amor (ai atrás da igrejinha, aii …será que foi o sor padre que se lembrou disso?); parque de estacionamento; zona de cultivo e de estufas, para abastecer a cantina em vegetais e afins; tenda de refeições e zona para cozinhar (local único onde se podia foguear e fazer fogo); mini-mercado; parque infantil e afins…

Dá para terem ideia do panorama??? Ai claro que o dito Centro incluía a cantina e respectivo armazém (lallalalalaa), a zona do bar, dos carregadores de telemóvel, do visionamento de filmes; e à volta estava a zona das informações e perdidos/achados [onde a J*y foi recuperar o kit que estava a tentar deixar lá de propósito porque não gostava dele (ai seu fosse caloira dela, nem sei!)], a barraquinha dos estampados (onde o menino não me estampou a minha…mas também não bebeu ao jantar, bah!), o sítio para organizar as mini-excursões…enfim, isso tudo!

Bem, tão a imaginar que com estas condições nada poderia correr mal…só se o pessoal não soubesse respeitar tudo isto… Mas a parte melhor é mesma essa!!! É que nunca vi tanto respeito por um local, pelas pessoas, pelo dado!!
Como bom festival ultra-ecológico que era, a reciclagem e o reaproveitamento eram palavras-chave!
A água dos banhos era reaproveitada para os autoclismos dos WC’s; as águas eram aquecidas a energia solar; havia fornos solares para cozinhar; havia sacos de reciclagem e separação de lixos todos os 2 metros, sendo que os resíduos biológicos eram usados para fazer compostagem, posteriormente usada nas estufas, para o cultivo dos vegetais usados no abastecimento da cantina do Andanças! Até havia, vejam lá, cinzeiros para as beatinhas, contribuição das pessoas que tomavam refeições na cantina para fazer a separação dos restos, detergente biológico, mas…e aquilo que é a imagem de marca do Andanças: as famosas canequinhas!!!!!!!!!!!!
Canequinhas de metal, individuais mas passíveis de serem partilhadas e trocadas (não como os passes da stcp :p), que eram exigidas para qualquer acto que envolvesse beber..salvo o café!!! Atão andava tudo ca caneca presa no cu a abanar e a chilincar, e a chiar! :D …Muito bonito ;p










A coisa que mais “impressão” me fez foi, chegar ao fim duma semana inteira, então ver nem um papel no chão (salvaguardando 3 ou 4 metros quadrados da responsabilidade dos azeiteiros que se mitraram no fds..porque havia de ser giro invadir aquilo!!)… beber hidromel em canequinhas até sabe melhor :) …Caramba, mas até o hidromel é ecológico…como aquilo bate tanto e com tão pouco, poupava-se em líquidos desperdiçados ;D!!! Querem coisa mais ecológica???

E querem saber mais? Cada pessoa tinha uma pulseirinha, cuja cor era identificativa dos dias em que a pessoa ia estar nessa vidinha de loucuras (sendo que era revistada na entrada para a zona do campismo e do espaço de danças).
A amarelita era a das pessoas que iriam ficar até ao último dia (apesar de isso poder significar que foram apenas no último sábado e ficaram até domingo…não há cá bilhetes gerais como no Enterro :p)!!! As verdinhas claras eram, indubitavelmente, as mais mónitas e as mais precisosas… não porque o plástico era melhor, mas porque estavam no pulso das pessoas que, em parte, fizeram aquilo existir e viver.. os Voluntários :)


E nós fomos voluntárias… na Cantina… Segue-se o relato ;)

Plim***

3 comentários:

aquele.que.escreve disse...

Olha, deixaste-me com vontade d eir lá pó ano que vem!

Anónimo disse...

Eheheheh..boaaaaaaa :D

É, pa que saibas é bem lindo...mas peraaa quinda há mais relatos e retratos ;P

Plim*

Anónimo disse...

P.S.::: O POst da Cantina está a seguir a este... ;)Probelmas técnicos :P

Plim***